Estudo do
comportamento do indivíduo perante situações de consumo é relativamente antigo.
Diversas disciplinas têm obtido êxito em descrever o comportamento e as
atitudes do ser humano frente aos seus momentos de compra.
Associá-lo, no
entanto a uma sociedade preocupada com o meio ambiente e sustentabilidade é um
campo relativamente novo, principalmente no Brasil. Muitas teorias e modelos
conceituais descrevem com maestria as atitudes, a percepção e o comportamento
do indivíduo. Várias delas foram desenvolvidas há mais de um século atrás.
Entender se essas teorias são válidas em um mundo preocupado com o meio
ambiente e que procura se transformar em auto sustentável é o objetivo.
Psicologia,
Marketing, Administração, Direito e Sociologia são as principais disciplinas
que discorreram sobre o assunto com uma naturalidade impressionante. O
consumidor é definido, estudado, analisado como um tubo de ensaio nas mãos de
um químico. O resultado, no entanto, não é, muitas vezes, conclusivo.
-para a
Administração, por exemplo, o consumidor é um dos fatores necessários no ciclo
de compra e venda,
-para o Marketing, a
empresa moderna é aquela “que não visa o lucro, mas a satisfação dos consumidores”.
Uma definição
perfeita para os estudantes de cursos de comunicação e Marketing, mas como
explicar aos acionistas de uma organização que “a empresa não está dando lucro,
mas os consumidores estão satisfeitíssimos com a nossa organização?”. E cada vez
mais, como explicar ao presidente que a empresa não dá mais lucro, mas está
compensando a emissão de Carbono, plantando árvores na serra do mar?
A Psicologia é uma
das ciências que mais se aprofunda no assunto. Se as teorias comportamentais
existem, por que não utilizá-las para prever o comportamento do consumidor? E
de que forma isso se adapta ao mundo atual, preocupado com o verde? Talvez
porque o comportamento do homem não seja tão previsível quanto imaginamos ou
aprendamos nos livros.
O consumidor e
motivado por inúmeros fatores, assim que descoberto uma necessidade leva o
individuo a uma situação de desconforto, e por essa razão ele tem motivação
suficiente para procurar uma solução que possibilite o retorno a seu estado de
equilíbrio psicológico, ou seja, a satisfação da necessidade em questão.
Importância do estudo do comportamento:
Conhecer os clientes e a maneira como encarar os produtos e serviços
Quais as razões de compra de um determinado produto em relação ao outro.
“O comportamento de consumo.
Procura, busca, compra, uso e avaliação de produtos e serviços para satisfazer necessidades” (Gade, 1998)
As necessidades
A necessidade é um estado caracterizado pela falta de alguma coisa, pela privação de alguma satisfação básica.
Os desejos
Os desejos e as preferências vão surgir devido ao fato de que existem diferentes maneiras de se satisfazer na mesma necessidade.
Os desejos são vontades para satisfação especificas das necessidades mais profundas.
Enquanto s necessidades das pessoas são poucas, os desejos são muitos e são constantemente modificados por forças externas
Busca da solução:
As necessidades e desejos geram nas pessoas um estado de desconforto, que só é solucionado por meio da aquisição de produtos ou serviços que satrisfaçam essas necessidades e desejos.
Marketing
Atividade humana voltada à satisfação
A preocupação com o
conhecimento e o estudo das motivações humanas não e de hoje. Vários
pesquisadores de diferentes escolas estiveram tentando compreender e explicar
as motivações que orientam o comportamento humano.
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