Radio Papo Cabeça

Radio Papo Cabeça
Informação com Responsabilidade

Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2011

A importância de um BLOG para um profissional

Certa vez, ministrando uma palestra na FATEC de Ourinhos, fui questionado sobre os motivos pelos quais eu falo que é importante que as pessoas tenham um BLOG. Como eu tinha pouco tempo, eu dei uma resposta bem curta: “Um blog funciona como um comercial, você exibe um produto para vender. No caso, você está se mostrando, e acredite, as empresas/pessoas, estão olhando.”
Vou citar um exemplo. Quando eu digito “db2 purexml” no Google, adivinhem o resultado que ele me traz? O primeiro e o segundo link levam para a página do produto na IBM, e o terceiro, leva para meu blog! Vamos supor que um DBA estava procurando conteúdo sobre isso e achou no meu blog, conteúdo que eu criei, então, ele vai ficar me conhecendo. Algum belo dia, a IBM me manda embora… Ai claro, vou procurar emprego, e em uma feliz coincidência, que nem chega a ser tão coincidência assim, o mesmo DBA que leu meu artigo sobre pureXML, pega meu currículo e lembra de mim! Ganhei o emprego!
Enfim, é essa a finalidade principal de um BLOG profissional, se mostrar para as empresas e para a comunidade, tornando-se uma pessoa conhecida. Ainda mais falando-se em padrões abertos, open source, Linux, e cia… As pessoas que geram documentação, são muito conhecidas, um exemplo é o Piter Punk, que empresa que trabalha com Linux que não gostaria de ter ele no seu time?
Crie conteúdo sempre
Hoje em dia é importantíssimo criar conteúdo. As pessoas estão interessadas em sua opinião sim e precisam de sua contribuição. Ainda que as pessoas não comentem num Blog, você consegue ver o número de visitas ao mesmo e perceber que as pessoas vem de diferentes lugares atravéz de mecanismos de busca, portanto, é interessante sempre criar conteúdo e tentar postar sobre diferentes áreas para angariar visitas.
Algo muito interessante, que eu mesmo ainda não fiz, é quando criar algum documento, anexar ao mesmo copia da licença que você optar, GPL por exemplo, liberando o mesmo para divulgação.
Outro ponto que eu tambem não faço por falta de tempo, é postar em Inglês! Principalmente em nossa área, na qual, o profissional DEVE ao menos ter capacidade de leitura em Inglês.
Para recém formados ou em formação
Normalmente os estudantes são obrigados a gerar muita documentação, seja escrita, seja código fonte, etc. Então, uma belíssima idéia, é não deixar esse material gerado morrer na faculdade! Crie um blog e publique! É importante citar dois pontos importantes para estas pessoas: 1º- é importante ser profissional num blog. É obvio que você tem espaço para falar de jogo, futebol, etc… afinal, o blog é seu, mas tenha muito cuidado com a forma como você fala. Não vai adiantar nada escrever um artigo super interessante sobre computação quantica e publicar o mesmo assim: “@rtigo q escrivi sobre komputacaum cuantica”. O 2º ponto é – É importante se identificar. Não crie o “Blog do BOB” e se identifique como BOB no mesmo. Não vai dar certo. As pessoas precisam saber quem você é! Crie um sobre falando quem você é, seja claro, deixe seu e-mail.
Para o profissional de TI
Para o profissional, além de tudo que disse acima, é importante dizer que um BLOG não é algo infantil ou significa que você perde tempo “blogando”. Muitos presidentes de empresas, gerentes, altos executivos, tem seu próprio blog. Faz parte da cultura atual, e quem não tem, é que está ficando para tráz. Nunca é tarde para começar a blogar e criar e compartilhar conteúdo!
Ainda dentro de uma empresa, faz-se mais importante ainda demonstrar suas capacidades de gerar documentação, agregando pessoas e mostrando opiniões em seu BLOG. Tenha certeza que seus gerentes vão tomar conhecimento de seus post e vão estar atentos a suas opiniões/artigos/etc, e isso, com certeza é um diferencial que vai ajudar o profissional a crescer na empresa.
Várias empresas, tais como IBM, incentivam que seus funcionários mantenham blogs, pois os mesmos, tornan-se um canal de comunicação com os clientes, canal este que utiliza uma linguagem informal e faz com que a empresa se aproxime ainda mais dos clientes, tendo assim um grande diferencial.
Então é isso, mãos na massa! Bloguem! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário